quarta-feira, 11 de outubro de 2023

 AEEC DE VOLTA ÀS ATIVIDADES


Após 13 anos de inatividade, a Associação dos Enxadristas do Estado do Ceará está de volta ao cenário do movimento enxadrístico cearense. A ideia é voltar a fazer os grandes torneios do passado, que sempre passavam de 100 inscritos e retomar a linha do xadrez popular no Ceará, com atividade focada na capital cearense e Região Metropolitana. Serão intensas atividades, como torneios, cursos e palestras que irão dar uma turbinada ao moroso xadrez alencarino.

Nesses 13 últimos anos, a pujança do passado foi embora a cada dia. Hoje, iniciativas heróicas como a do Clube Alagadiço e de outros organizadores independentes são apenas honrosas exceções. O xadrez feminino, que já reuniu 42 meninas em um gigantesco campeonato, também está desarticulado. Os torneios da AEEC, que eram estrondosamente mais fortes do que os da Federação Cearense de Xadrez, fizeram muita falta nesse período.

Mas, nem tudo está perdido. A boa notícia é que o xadrez do interior se tornou realidade e vários municípios tem xadrez, mesmo que de pequena monta. Acreditamos que o fato do xadrez na capital ter encolhido, dá a impressão que o xadrez migrou para os demais municípios. 

Enfim, estamos de volta para fazer reviver tudo aquilo que ficou perdido no passado. 

VIVA A AEEC E O XADREZ POPULAR!!!



Um comentário:

  1. Tenho boas lembranças dos torneios de Xadrez feminino da AEEC aqui em Fortaleza. Torço para que estes retornem e que a presença feminina seja ainda maior 😊

    ResponderExcluir