quinta-feira, 6 de março de 2014

Liga Brasileira de Xadrez: O que é isso mesmo?

A Liga Brasileira de Xadrez é um movimento de organizadores, árbitros e jogadores de xadrez que resolveram utilizar do protagonismo para mudar a face do xadrez brasileiro. 

Nosso movimento prega a ideia da redução da burocracia, em prol de um xadrez mais democrático. Acreditamos que mais torneios podem acontecer se o sistema for mais simplificado e que isso levará ao aumento da base de jogadores de xadrez no país. 

Nossos valores são a ética, a democracia e o respeito ao enxadrista, valores esses que achamos fundamentais para caminharmos ao xadrez do futuro. 

Apesar de termos um sistema de ranqueamento, para facilitar a parte técnica dos eventos sob nossa organização, refutamos a premissa de que rating ou títulos nacionais ou internacionais façam parte da essência do enxadrismo. Acreditamos que o que é essencial é o companheirismo e a confraternização entre os nossos praticantes. 

Não fazemos restrições alguma a quem queira jogar xadrez, seja numa entidade ou fora dela. Para nós, xadrez é bom de todo jeito. 

Não perseguimos opositores. Nossa entidade não tem adversários, a não ser no âmbito do tabuleiro. Pregamos e praticamos a liberdade de organizar, arbitrar e jogar xadrez como único fundamento para a massificação do nosso jogo. 

Aceitamos as regras, mas temos a consciência que elas não podem servir para tolher o desenvolvimento do próprio enxadrismo. 

Aceitamos que dinheiro é importante para socializarmos a prática do xadrez, mas o dinheiro não pode mover nossas ações, nem servir para o enriquecimento de uma pessoa ou de um pequeno grupo, em detrimento da comunidade enxadrística. 

Nosso movimento é feito por pessoas valentes e destemidas que sabem da possibilidade de em algum momento terem que enfrentar o sistema e pessoas poderosas, mas que também sabem que o poder é uma situação conjuntural, hoje os que nos ameaçam, amanhã não poderão fazê-lo se estivermos irmanados, numa grande corrente para o bem. Acreditamos que o bem prevalecerá e que isso depende do empenho de cada um e de todos.

Venha fazer você também parte dessa corrente democrática. Seja também um organizador LBX!

Nenhum comentário:

Postar um comentário